quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fruto: Um excelente atrativo! (Mateus 3.8)

Leitura básica:

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3.8)

Leitura complementar:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5.22)

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará" (Salmo 1.3)

"(...) quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (...) Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos" (João 15.5,8)

"(...) porque pelo fruto se conhece a árvore" (Mateus 12.33)


Quantas vezes eu me perguntei: Será que estou dando frutos para Deus? A quantas anda o meu ministério (serviço) para Deus?

É fato que todos damos frutos, sejam eles bons ou ruins; todos damos frutos!

Você já olhou para uma árvore (uma mangueira, por exemplo) e observou ela carregada de frutos? Bons ou ruins? Qual a melhor visualização da árvore? Claro que ela fica mais vistosa quando os seus frutos estão bons! Várias mangas amarelinhas penduradas em seus galhos!

Pois é, a vida de um cristão se mostra atraente para Deus, para o mundo e para o diabo, quando ela está carregada de frutos bonitos! Calma, não se assuste... eu te explico os três que são atraídos por seus frutos! Antes, falemos sobre os frutos...

Os frutos, ao contrário do que muitos pensam, não são as obras, os milagres, as curas, as palavras, as palavras de conhecimento e sabedoria etc! Analise comigo o texto de Mateus 7.22 ss.:

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (...)".

Observe que os que foram repelidos por Deus fizeram várias obras, milagres, profetizaram, expulsaram demônios, e podemos imaginar que fizeram muitas outras coisas... Enfim, obras não faltavam no currículo deles! Então, qual o motivo que Deus dá para repelir a esses? A prática da iniquidade! Com isso em mente, podemos confirmar esse raciocínio com o texto de Mateus 3.8 (acima transcrito).

Os frutos que produzimos para Deus devem ser dignos do arrependimento; é mudança de vida, transformação, matar o velho homem, a carne, enfim: S A N T I F I C A Ç Ã O!

Esse fruto vem do Espírito Santo para dentro de nós! Observe Gálatas 5.22 (acima transcrito) e verás que o fruto do Espírito é um conjunto de características que formam a santificação do homem para com Deus!

Até aqui, entendido!? Então, vamos prosseguir!

Por que esse fruto que produzimos atrai tanto essas três "pessoas" apresentadas acima: Deus, o mundo e o diabo?

Deus
Deus é atraído pelos nossos frutos porque é desejo dEle que nos santifiquemos para boas obras. A Bíblia diz que não veremos o Senhor se não tivermos esse fruto: a santificação!

Mundo
O mundo olha para os cristãos e, quando vêem algo diferente, são atraídos! Mas a diferença que é vista não é uma aparência maltrapilha, uma "roupa de crente" (se é que podemos citar isso - que eu saiba, roupa de cristão são veste alvas e salpicadas com o sangue do Cordeiro - Aleluia!)... voltando ao assunto... ou uma falsa humildade, pobreza, fala mansa, falsa sabedoria etc.

Não! O mundo está procurando em você diferença de vida! Um algo que eles não têm: S A N T I F I C A Ç Ã O!

Quando eles encontram isso, são atraídos e querem ser iguais a você!

diabo
O diabo só se sente atraído por árvores que dão bons frutos! Por que!? Já viu alguém atirar pedras em árvores que dá frutos ruins? Não!

O diabo quer derrubar seu fruto (sua santificação)!

Ele nem se interessa muito por aqueles que não estão se santificando, pois esses já estão do lado dele! Mas, o que está produzindo o fruto do arrependimento, a santificação, esse é alvo das pedradas do diabo! Porém, como já disse João: Maior é o que está em nós! Ele é a videira, não permitirá que nosso fruto caia! Aleluia!

Para concluirmos nossa meditação...

Pelas obras ninguém se justificará (Efésios 2.8 ss.)! No texto de Mateus 7 (acima transcrito), os supostos "homens de Deus" queriam se justificar pelas obras, sendo que não tinham o fruto digno do arrependimento: a santificação! Porém, aqueles que ouviam a Palavra de Deus e as praticava (afastando-se da iniquidade), foram comparados ao homem prudente que não teve a sua vida abalada, e tudo o que construiu não ruíu quando veio as intempéries da vida!

Preste atenção! A obra do homem não foi o que a fez sustentar-se, mas o seu alicerce proporcionou segurança para toda a obra! E qual era esse alicerce? Atentar para a Palavra de Jesus, afastando-se da iniquidade, produzindo o fruto do arrependimento: a SANTIFICAÇÃO!

Ei, será que você está se achando justo diante de Deus por causa do que você está fazendo na obra, por causa de estudos que você passa, ou por um necessitado que você ajuda, ou porque ora em línguas, profetiza etc!?

A justificação de Deus está na Pessoa e no sangue de Jesus Cristo, que vem na nossa vida através do arrependimento e consequente santificação!

Santificação é o fruto! É mais lenha acesa, é mais fogo para o nosso altar!

Cristo em nós: fogo para a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: