segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mesmo em meio à tormenta... (Filipenses 4.7)

Leitura básica:

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4.7)

Leitura complementar:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições (...)" (João 16.33)

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo" (Salmo 23.4)

"Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste" (Daniel 3.17-18)

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei" (Josué 1.5)


Assim como eu e qualquer pessoa normal, você com certeza já passou por situações extremamente difíceis! Não é fácil quando ouvimos coisas assim:

- Hoje é seu último dia aqui? (Chefe)
- Sua irmã está com câncer! (médico)
- Vou me separar de seu pai! (Mãe)
- Não quero mais você! (Namorada)
- Está faltando dinheiro no nosso orçamento! (Pais)
- Você está exluído daqui (Líder de algum grupo ou equipe que participa)
- Seu tio faleceu. (familiar)

Entre outras coisas que ultimamente você pode ter ouvido!

Enfim...

Concordo com você: notícias como estas são desesperadoras! Não existe super-homem que não se entristeça com qualquer uma dessas notícias. Nem o melhor dos cristãos permaneceria emocionalmente inerte ao ouvir qualquer dessas coisas!

Se é assim, então o que nos faz permanecer diante dessas coisas?

A leitura básica nos traz uma riqueza inimaginável quando conhecemos a circunstância em que foi escrita: o apóstolo Paulo estava na melhor condição da vida dele, e por isso estava em paz! Certo? Errado! Paulo estava preso, sem liberdade física, talvez acorrentado às paredes de um cárcere subterrâneo, sem a menor limpeza ou saneamento. E qual o motivo dessa situação? Será que você pode me dizer por que Paulo estava preso? Por causa do Evangelho de Cristo!

Ei., que situação para alguém escrever sobre PAZ! Será que Cristo traz paz (aquela paz social)?
Muitos têm se decepcionado com Cristo porque pregadores têm prometido essa paz social, terrena. Quando se esquecem das palavras do próprio Jesus aos seus discípulos:

"Eu falo sobre todas essas coisas, para que vocês se confortem em mim e tenham paz; nessa jornada aqui na terra, enquanto estiverem ainda nesse mundo, vocês sofrerão muitas perseguições, aflições, tragédias, entre outras coisas" (transliterando João 16.33 - citado acima).

Mesmo nessa situação: vivendo exatamente o que Jesus havia dito, Paulo fala sobre a paz, aquela que excede todo o entendimento! - Aleluia! Não posso pensar nisso sem glorificar a Deus! Não tem como pensar nessas coisas e não glorificar a Deus: imagine alguém passando por uma fornalha ardente e ver que não é o fogo que queima seu corpo, mas é a paz de Deus que abrasa o seu coração. - Glórias a Deus!

Talvez esse vale da sombra da morte esteja muito longo, mas não temas! Não temas! O Senhor é contigo! O Senhor está ao seu lado a cada passo!

Ontem mesmo eu passei por uma situação extremamente difícil! Mas, estou aqui, hoje, para dizer pra você: EU VENCI NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO!

Ainda estou atravessando outros vales, mas tenho a certeza de que o Senhor está e estará comigo a cada passo!

O desespero não faz parte do rol de sentimentos do cristão!

Cristo coloca em nossos corações a paz que o entendimento humano não é capaz de descrever!

Conta-se que um avião entrou em turbulência e já estavam prevendo que aconteceria uma catástrofe, porque perdia muita altitude. Todos os passageiros em pânico! Até que alguém chama a atenção da comissária de bordo: uma criança estava sentada, tranquila, sem nem mesmo a máscara de oxigênio e outros itens de segurança. E a comissária vai até a criança e fala (tentando acalmar o menino - que já estava bem calmo): Não se preocupe, vai ficar tudo bem! (sem a menor certeza do que estava falando). E a criança responde com toda certeza: "Eu sei que vai ficar tudo bem, é meu pai quem está pilotando o avião"!

Todas as questões da vida dependem da sua visão!

Ao seu ver: quem está pilotando sua vida? Deus!? Então, por que você está temendo?

Nada te resistirá todos os dias da sua vida! Deus está contigo!

"(...) Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Isaías 43.1-2)

A paz que excede o entendimento é lenha acesa para o altar da comunhão com Deus!

Cristo em nós: fogo para a vida!

Um comentário:

  1. Que o Espírito santo nos encha dessa paz que vai além de tudo que podemos imaginar. Paz que mesmo nos momentos mais difíceis nos faz descansar nos Braços do Pai!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião sobre esse post:
Coloque fogo nesse comentário: